domingo, 13 de fevereiro de 2011

Portuguesa 2x3 São Paulo - A qualidade técnica superou a desorganização tática

Na tarde deste domingo a Portuguesa recebeu o São Paulo, no Canindé, em seu terceiro clássico no campeonato, e perdeu por 3x2. Com o resultado, a Lusa só sabe o que é derrota em clássicos neste ano, assim como soma sua terceira derrota dentro de seu estádio. Mostrando muita fragilidade defesiva e pouca organização tática, a Rubro-Verde encarou uma equipe que fez a diferença pela qualidade técnica individual de seus jogadores, explorando as falhas cruciais da defesa da Portuguesa.



Sérgio Guedes mandou a campo uma equipe um pouco diferente da que vinha atuando nas últimas rodadas. Na defesa, Preto Costa voltou pela esquerda e fez dupla com Domingos. Paulo Sérgio atuava pelo setor direito e Marcelo Cordeiro pelo esquerdo. Já no meio-campo, Ferdinando fez dupla de volantes com Sopa, sendo que Marco Antônio voltou à equipe titular ao lado de Ivo. No ataque, Jael estreou ao lado de Kempes.

No primeiro tempo, a Portuguesa encarou uma equipe recém-armada no 3-5-2, com uma defesa bem postada e apostando na velocidade e descida dos laterais em busca do gol. Enquanto isso, a Lusa deixava um corredor livre em seu setor direito de defesa, em um dia de fraca atuação de Paulo Sérgio, exatamente o lado mais usado pelo São Paulo em suas investidas. Logo aos 6 minutos, em uma descida pelo detor direito luso, Wéverton salvou a Lusa do primeiro gol expalmando uma forte finalização de Fernandinho que, no rebote, mandou para fora.

Enquanto o São Paulo forçava o costado de Paulo Sérgio, a Lusa aproveitava os erros do adversário, apostando nos contra-golpes. As duas melhores chances da Lusa saíram dos pés do estreante Jael. Em um dos lances, o atacante chutou forte da entrada da área contando com uma ótima defesa de Rogério Ceni. Logo depois, Jael tocou para Marcelo Cordeiro que, invadindo a área pela esquerda, finalizou muito mal, perdendo talvez a melhor chance lusa no jogo.

Porém, aos 29 minutos da primeira etapa, Paulo Sérgio falhou novamente no meio-campo, Dagoberto desceu livre pela direita e cruzou para o miolo da área, Fernandinho cabeceou sozinho, no costado de Preto Costa, fazendo o primeiro gol do São Paulo. Aos 39 minutos de jogo, aproveitando uma falta de Domingos na entrada da área, mais uma vez pelo setor direito defensivo da Rubro-Verde, Rogério Ceni foi para a batida. Wéverton posicionou-se muito mal e pulou sem segurança para tentar a defesa - não teve chances - era o segundo gol tricolor.

Já para a segunda etapa, Sérgio Guedes resolveu promover a entrada de dois desafetos da torcida rubro-verde, Fabrício e Héverton entraram na equipe no lugar de Ivo e Jael. Dando maior consistência ao meio-campo e mais velocidade nas descidas ao ataque, a Lusa aproveitou-se do relaxamento do São Paulo na partida para crescer no jogo. Mesmo errando muitos passes, a Rubro-Verde soube se aproveitar do fraco futebol são-paulino no segundo tempo e fez seu primeiro gol aos 12 minutos com Héverton, na cobraça de um pênalti sofrido por Fabrício.

Porém, depois de marcar o gol, o futebol luso caiu de rendimento novamente, enquanto o São Paulo acordava novamente na partida, mesmo sem mostrar um grande futebol. Tanto é que aos 23 minutos, Juan caiu pela direita e cruzou para Fernandinho que, de frente para o gol e com a meta livre, mandou a bola no travessão. O susto não levou a Portuguesa a uma melhora no jogo. Aos 30 minutos, cobrando falta pela esquerda, Dagoberto levantou para a área e Rhodolfo, sozinho e livre de marcação, cabeceou para o fundo das redes.

A partir daí o São Paulo passou a administrar o resultado enquanto a Portuguesa não esboçava reação. O jogo parecia estar definido quando Luis Ricardo caiu pela direita e cruzou para o miolo da área. Héverton apareceu em velocidade e fez seu segundo gol no jogo, aos 41 minutos. Porém, mesmo com a partida indo até os 49 minutos, a Lusa não conseguiu encontrar forças e nem organização para chegar ao empate, apenas em uma bola parada. Rogério Ceni fez uma brilhante defesa nos últimos minutos de jogo após uma falta muito bem batida por Marco Antônio da meia-lua.

Agora, a Lusa volta a campo no meio de semana, estreando pela Copa do Brasil, contra o Bangú no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2011 - 8ª rodada
Estádio do Canindé - 13/02/2011
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Danilo Ricardo Manis e Alberto Poletto Masseira
Público: 10.828 pagantes
Renda: R$ 340.730,00
Cartões amarelos: Domingos, Jael e Kempes (PORTUGUESA) Juan e Carlinhos Paraíba (SÃO PAULO)
Gols: Héverton, aos 12min e aos 40min do 2º tempo (PORTUGUESA) Fernandinho, aos 30min do 1º tempo, Rogério Ceni, aos 40min do 1º tempo, e Rhodolfo, aos 30min do 2º tempo (SÃO PAULO)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Ademir Sopa, Marco Antonio (C.) e Ivo (Fabrício - intervalo); Jael (Héverton - intervalo) e Kempes (Luis Ricardo - 17/2T)
Técnico: Sérgio Guedes

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean, Carlinhos Paraíba, Rodrigo Souto, Rivaldo (Marlos - 22/2T) e Juan; Fernadinho (Marcelinho Paraíba - 34/2T) e Dagoberto
Técnico: Paulo César Carpegiani

Leia Também (Futebol Português):

Nenhum comentário:

Postar um comentário