segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Craques da Lusa de todos os tempos.


Foi lançada no site oficial da Portuguesa, uma votação para os craques de todos os tempos da nossa gloriosa Lusa. As estações de metrô ligadas a times de futebol de São Paulo, como a estação Portuguesa-Tietê, vão contar com um memorial permanente sobre a trajetória dos clubes que levam seu nome. Terão vitrines com réplicas de trofeus e um hall da fama para imortalizar os maiores craques. Trata-se de um importante projeto para divulgar a nossa Portuguesa e preservar a nossa história.

O torcedor vai escolher quatro nomes em uma lista elaborada pelo Museu Histórico da Portuguesa. Os jogadores estão separados por quatro intervalos de tempo e você é obrigado a votar em todos os períodos. Os craques eleitos serão conhecidos no dia 14 de dezembro.

Períodos:
Até a década de 50: Filó, Batatais, Fininho e Simão.
De 51 a 70: Djalma Santos, Brandãozinho, Pinga I, Julinho Botelho, Jair da Costa, Servilho, Ipojucan, Leivinha, Ivair, Félix e Ditão.
De 71 a 90: Badeco, Enéas, Orlando, Edu Marangon, Marinho Perez, Ratinho e Basílio.
De 90 a atual: Zé Roberto, Zé Maria, Denner, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, César, Émerson, Capitão, Diogo e Ricardo Oliveira.

É louvável essa ideia e muito importante para preservar, valorizar e expandir a história, grandeza e tradição da Lusa, que estará exposta na mais movimentada estação de metrô de São Paulo, a Portuguesa-Tietê.

Para eleger os craques de suas determinadas épocas, podemos encontrar algumas sérias dificuldades, no site da Lusa há a descrição de cada atleta, número de jogos e etc... Perguntando aos mais experientes, como optar entre Djalma Santos, Julinho Botelho, Pinga e Ivair?? As maiores dificuldades estão entre 51 e 70 e entre 90 e à atual, a maioria da torcida escolheria o homem-gol Enéas para craque de 71 a 90, mas e de 90 pra cá??

Como escolher entre a técnica de Zé Roberto e Zé Maria, o encanto do Reizinho do Canindé, Denner, o faro de gol de Leandro Amaral(o maior goleador do Canindé), Rodrigo Fabri e Diogo, ou a raça de César e Émerson, ou ainda o espírito guerreiro e lutador, o símbolo da raça lusitana, Capitão??

Nossa torcida terá uma tarefa difícil pela frente, mas isso é bom pois mostra o quanto temos história e tradição no futebol brasileiro, o quanto revelamos craques à esse país ao longo dos tempos. Mas cá entre nós, nossa diretoria não seria capaz de fazer algo 100% louvável não é? Colocar Ricardo Oliveira como opção depois de tudo que ele fez, lamentável...

Para votar basta acessar este LINK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário