domingo, 29 de novembro de 2009

Derby não sai do zero e Porto avança

SPORTING 0 x 0 BENFICA


Quinto empate consecutivo do Sporting na Liga, depois de uma derrota frente ao FC Porto; os mesmos onze pontos de atraso em relação ao Benfica. O Benfica soma um ponto na casa do rival e assume a liderança provisória até segunda-feira.

Consequências de um derby que teoricamente parecia colocar frente a frente dois adversários muito desnivelados, mas que acabou por mostrar um Sporting fresco, aguerrido, sobretudo na primeira parte. Excelente oportunidade de Miguel Veloso (57) para igual defesa de Quim, e logo a seguir de Moutinho, Polga podia ter marcado na primeira parte, Liedson também; Saviola atirou à barra, Ramires falhou um gol na boca do gol, Cardozo atirou rente à trave. De resto muito controle defensivo e apenas o quarto 0-0 em Alvalade.

Com críticas ao estado do gramado, Jesus disse que o "ponto conquistado" serve melhor ao Benfica e falou num "encontro muito defensivo".

"Em função da pontuação que têm Sporting e Benfica, penso que o empate é melhor para nós. Assim, o Sporting praticamente perdeu a possibilidade de sonhar com o título. Temos 11 pontos de distância e, nesta perspectiva, o ponto conquistado foi melhor para o Benfica que para o nosso adversário", disse.

O treinador do Benfica explicou que a "organização defensiva" superou a "qualidade ofensiva" das equipes, fato que tornou quase inexistente a criação de oportunidades de gol.

"É muito difícil jogar neste campo, com este relvado. Penso que o Sporting tem muitas dificuldades em jogar aqui. O campo está impraticável e isso não facilitou o jogo das duas equipas", concluiu.

O capitão do Benfica, David Luiz, também aplaudiu a conquista de um ponto no campo de "um adversário directo na luta pelo título". "Foi um jogo intenso e muito difícil e a relva também não ajudou. Conquistámos um ponto, no campo de um adversário directo na luta pelo título", disse. O brasileiro falou igualmente num jogo "disputado pela força e garra". "Não houve muita técnica neste jogo. Mas estamos satisfeitos pelo ponto conquistado. Somos líderes", afirmou.


Ficha Técnica:
Estádio José Alvalade
Árbitro: Pedro Proença
Público: 45.880 espectadores

SPORTING: Rui Patrício; Abel(Pedro Silva, 44), Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso, Adrien; João Moutinho, Matias (Pereirinha, 73) e Vukcevic (Postiga, 83); Liedson.
Reservas: Tiago, Pedro Silva, Grimi, Saleiro, Caicedo, Postiga e Pereirinha

BENFICA: Quim; Maxi, Sidnei (Miguel Vítor, 77), David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Aimar(Rúben Amorim, 67) e Di Maria; Cardozo e Saviola (Fábio Coentrão, 85).
Reservas: Júlio César, Rúben Amorim, Fábio Coentrão, Weldon, Nuno Gomes, Felipe Menezes e Miguel Vítor

Cartão Amarelo: Polga (28), Adrien (51), Javi Garcia (69), David Luiz (76)

PORTO 2 x 1 RIO AVE


Num jogo marcado pelo total domínio dos "dragões" e por uma grande exibição do goleiro do Rio Ave, Carlos, valeu ao tetracampeão português o terceiro gol de Varela no campeonato entrou aos 66 minutos no lugar de Belluschi.

Depois de um empate e uma derrota, o FC Porto voltou às vitórias e passou a somar 23 pontos, menos três que o líder Benfica e dois que o Sporting de Braga, segundo classificado e que recebe segunda-feira a União de Leiria.

Hulk, aos 23 minutos, deu a primeira vantagem aos "dragões", mas João Tomás, um goleador exímio, voltou a demonstrar mestria e igualou aos 25, numa cabeçada.

Com nova surpresa no time, desta vez Jesualdo Ferreira chamou Maicon para jogar ao lado de Bruno Alves no miolo defensivo, fazendo voltar Fucile para a direita e mantendo Álvaro Pereira do lado esquerdo.

Com Beto de novo no gol, o treinador do FC Porto escalou ainda Fernando, Raul Meireles e Belluschi para o meio campo, ficando Cristian Rodriguez, Hulk e Falcao como os jogadores mais ofensivos.

Do lado do Rio Ave, Carlos Brito apostou no habitual esquema tático em 4x3x3, com Carlos, no gol, uma defesa com José Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio, ficando André Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes (substituído por lesão, aos 11 minutos, por Tarantini) no apoio a Bruno Gama, Sidnei e João Tomás.

O FC Porto entrou no jogo forte no ataque, embora perante uma equipe corajosa e jogando
"olhos nos olhos", demonstrou disposição para obter os três pontos - até porque o Benfica tinha empatado com o Sporting - criando várias situações para marcar.

Aos 23 minutos, Hulk inaugurou o marcador no Dragão, na sequência de uma jogada de insistência, fazendo o segundo na sua conta na Liga.

Dois minutos depois, no entanto, o Rio Ave empatou o jogo, através de uma cabeçada do "eterno matador" João Tomás (sexto gol na Liga), servido por José Gomes da direita.

O FC Porto reagiu e, entre várias oportunidades, destaque para um lance em que Bruno Alves obrigou José Gomes a salvar em cima da linha do gol.

Na segunda parte (56 minutos), os "dragões" tiveram a melhor chance para garantir de novo a vantagem, mas Falcao atirou à trave na transformação de uma grande penalidade, castigando uma falta sobre Fucile.

Com este lance, a equipe de Jesualdo Ferreira voltou a tornar-se mais perigosa, apesar da garra dos vila-condenses e, aos 60 minutos, Falcao obrigou Carlos a uma defesa apertada com o pé, após assistência de Hulk. Raul Meireles fez o mesmo, logo em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário