segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Paulistão 2010: Tabela e cotas definidas.


Nesta segunda-feira, representantes e dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Paulista da Série A1 se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol para discutir os detalhes da disputa de 2010. O presidente Marco Polo Del Nero, o vice Reinaldo Carneiro Bastos e membros do Departamento de Competições da FPF comandaram o Conselho Técnico, que definiu ainda a tabela da competição, mantendo o sistema de disputa de 2009.

Portanto, segue o sistema de pontos corridos disputados em 19 rodadas com a fase eliminatória definindo os finalistas e o campeão paulista entre os quatro mais bem colocados durante a primeira fase. A mesma fórmula se aplica ainda ao Troféu Campeão do Interior, disputado pelas equipes que ficarem entre o quinto e o oitavo lugares na primeira fase. Os times da capital paulista e o Santos não entram na disputa do Troféu Campeão do Interior. Caso uma destas equipes fique em uma dessas posições, será classificado o próximo melhor classificado na tabela.

O início da competição será no dia 16, mas a data de abertura oficial está marcada para o dia 17 de janeiro, com a segunda partida da final marcada para o dia 2 de maio. Para a primeira rodada, a data limite de inscrição dos atletas será o dia 12 de janeiro. Já o dia 25 de fevereiro, antes da 11ª rodada da competição, será a data limite para a inscrição de jogadores no campeonato.

Neste ano, os novos integrantes da Série A1 são Monte Azul, Rio Branco, Rio Claro e Sertãozinho. A única grande alteração está nos critérios de desempate, já que por ter turno único, o confronto direto não está mais incluso. Caso persista o empate de pontos entre duas ou mais equipes, o primeiro critério é a vitória, seguido do saldo de gols e gols pró. Antes do sorteio, porém, serão considerados o menor número de cartões vermelhos e amarelos.

Nossa Portuguesa estréia no Campeonato Paulista dia 17 de janeiro já com um clássico pela frente, enfrenta o São Paulo, mando dos tricolores. Outra boa notícia é que teremos clássicos até a 13ª rodada, daí pra frente só enfrentaremos equipes "de menor expressão", ao contrário desse ano onde enfrentamos o Santos nas ultimas rodadas. Mais uma boa notícia é que fechamos o campeonato em casa, contra o Ituano.

Algo que infelizmente já vem se tornando natural é a divisão das cotas para os clubes, como já vem fazendo há um tempo, a Federação destinará R$ 7,5 milhões aos que ela considera grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), e R$ 1,4 milhão para o resto, os que ela considera pequenos. Isso além de falta de respeito com a Associação Portuguesa de Desportos, que é uma das fundadoras da Federação Paulista e tem uma história e uma tradição no futebol brasileiro que não deve ser contestada, isso mostra que nossa diretoria não tem força alguma nos "bastidores". Nosso presidente já "chiou" nas duas ultimas edições mas de nada adiantou, esse ano ele conseguiu aumentar a cota em negociações com a Rede Globo, vamos ver se dessa vez ele se movimenta para defender nossos direitos de fato. Temos que nos impor para readquirirmos nosso respeito.

Sermos tratados dessa maneira, com tal inabilidade de nossos dirigentes, é uma afronte ao nome de Oswaldo Teixeira Duarte, imagine se OTD deixaria isso acontecer, OTD perdoai-vos, eles não sabem o que fazem, são incompetentes e não têm amor à Lusa!!

Clique aqui e confira a tabela!

2 comentários:

  1. São Paulo 3 x 1 Portuguesa
    Gols do São Paulo:Fernandinho, Dagoberto e M. Paraíba
    Gol da Portuguesa:Dinei

    ResponderExcluir
  2. Pois eu aposto no contrário. Portuguesa 3x1 São Paulo. 2 gols do Zé Carlos e 1 do Fellype Gabriel, o de vocês pode escolher hehehe

    ResponderExcluir