quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Portugal vence na Bósnia e vai à Africa do Sul

Se o heroi do triunfo no jogo de ida foi Bruno Alves, desta vez quem brilhou e deu mais tranquilidade aos portugueses foi Raul Meireles, que foi às redes no segundo tempo e praticamente garantiu o passaporte dos atuais quarto colocados do mundo à África do Sul em 2010. Nos dois duelos decisivos contra os bósnios, o astro Cristiano Ronaldo não pôde ajudar seus conterrâneos, já que sofre com lesão e ainda está em fase de recuperação.

Depois de passar sufoco durante toda a campanha e inclusive correr o risco de ficar fora da repescagem, o time comandado pelo técnico Carlos Queiroz só ganhou sobrevida na disputa graças ao segundo lugar garantido no Grupo 1, definido apenas na rodada final. Com o primeiro lugar e a vaga direta reservada à Dinamarca, restou aos lusitanos o direito de fazer dois duelos equilibrados com a Bósnia. No primeiro, um gol solitário de Bruno Alves decretou a suada vitória, já que os adversários carimbaram a trave duas vezes nos minutos finais.

Já nesta quarta-feira, na cidade de Zenica, os portugueses chegaram a correr riscos na primeira etapa, mas contaram com mais uma atuação segura do goleiro Eduardo, que agora alcançou a incrível marca de 498 minutos sem ser vazado. Além disto, a equipe contava com um histórico favorável, já que não perdia por dois gols de diferença há quase três anos e meio, no Mundial de 2006, contra a anfitriã Alemanha.

Ao neutralizar as investidas de Dzeko e Ibisevic nos primeiros 45 minutos, assim como a grande pressão impostas pelos torcedores bósnios nas arquibancadas, os ex-comandados de Luiz Felipe Scolari mostraram a superioridade técnica no segundo tempo e aproveitaram os espaços para sacramentar a classificação.

Aos 10min, depois de boa jogada de Nani pela esquerda, Raul Meireles recebeu livre no meio da parea e acertou o canto direito de Hasagic.Aos 30, nervoso, Salihovic foi expulso após discutir com o árbitro Roberto Rossetti. Revoltada, a torcida bósnia começou a atirar pedras no gramado e acabou acertando o assistente Paolo Calgano.

Com um jogador a mais, Portugal não teve mais problemas para segurar o marcador e fez a festa no esburacado gramado do estádio Bilino Pojge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário