quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Porto perde para o Chelsea no Dragão


Já com a classificação para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões garantida, FC Porto e Chelsea encontraram-se esta quarta-feira no Estádio do Dragão, pela disputa do primeiro lugar do grupo D da competição. Um gol de Anelka, aos 69 minutos, decidiu a favor da equipe inglesa.

Os blues, com os internacionais portugueses Deco e Ricardo Carvalho de titulares, repetiram a dose do primeiro encontro, em Stamford Bridge, representando então os únicos ex-FC Porto neste agrupamento. Com isso, o Chelsea fica com o primeiro lugar, enquanto o FC Porto, no segundo, tem garantido que vai encontrar nas oitavas-de-final um dos primeiros classificados dos restantes grupos.

Quanto ao jogo, decidido pela cabeçada de Anelka, aos 69 minutos, após cruzamento do lado esquerdo por Malouda, o FC Porto, há quase três semanas sem competição, apresentou-se com três novidades no time: Beto, Belluschi e Varela. E dos pés do argentino saíram os melhores lances protagonizados pelos azuis-e-brancos, nomeadamente com finalizações aos 20 e 29 minutos, nesta última oportunidade só parada pela trave do gol do Chelsea. Antes, porém, já a formação inglesa, líder do campeonato nacional, tinha criado boas oportunidades, sempre com Anelka em grande protagonismo. Mas se o Chelsea entrou mandando, o FC Porto mostrou-se a partir dos vinte minutos e assumiu as despesas da partida até o intervalo.

No segundo tempo houve mais cautela das duas partes. Pelo menos até ao já referido gol. O FC Porto ainda reagiu, Jesualdo Ferreira lançou até Farías por Sapunaru, depois de ter trocado Hulk por Varela e Belluschi (caiu a pique nos segundos 45 minutos) por Guarín.

O técnico do FC Porto diz que a sua equipe jogou «olhos nos olhos» com o Chelsea, equipe que, reiterou, considera ser a melhor do futebol inglês. Satisfeito com a atitude dos seus jogadores, só lamentou a falta de sorte na hora da finalização.

«Foi um jogo equilibrado, com o FC Porto a jogar claramente por cima em certos momentos e noutros em que o Chelsea controlou bem o espaço e a bola. As melhores ocasiões foram do FC Porto, mas não tivemos um momento de sorte para finalizar. Fizemos tudo para ganhar, a equipa teve boa atitude e subiu muito de produção, num sinal de evolução que nos deixa optimistas e confiantes para os próximos jogos», começou afirmando Jesualdo Ferreira, na habitual flash interview no final da partida.

«Não nos podemos esquecer que jogámos contra uma grande equipa, na minha opinião a melhor do futebol inglês, que tem jogadores de grande qualidade, com muita tarimba. Analisando o resultado, penso que não é justo, pois o FC Porto poderia perfeitamente ter empatado. O que conta são os três pontos, mas temos a qualificação garantida e conseguimos jogar olhos nos olhos com o Chelsea», prosseguiu o técnico, fazendo questão de dizer que «o resultado não corresponde ao esforço dos jogadores e à atitude muito positiva que tiveram».

As novidades no time (Beto, Belluschi e Varela) mereceram palavras de Jesualdo. «Tenho três guarda-redes, convoquei dois e jogou o Beto», disse, sobre o fato de Helton nem sequer ter sido convocado. «O Varela? Acreditei que era uma boa solução para o início do jogo e a Champions é um momento bom para fazermos analises profundas sobre os jogadores. Não arriscámos e penso que o Varela esteve bem. O Belluschi está a fazer um processo de adaptação ao futebol diferente daquele que estava habituado. Jogar no Olympiakos não é o mesmo que jogar no FC Porto e está à procura de rotinas com os companheiros.»

FICHA TÉCNICA:

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

FC PORTO – Beto; Sapunaru (Farías, 78 m), Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Belluschi (Guarín, 71 m), Fernando e Raul Meireles; Varela (Hulk, 59 m), Falcao e Rodriguez.

Reservas: Nuno, Maicon, Guarín, Valeri, Tomás Costa, Hulk e Farías.

CHELSEA – Cech; Ivanovic, John Terry, Ricardo Carvalho e Zhirkov; Ballack (Essien, 68 m), Obi Mikel, Deco (Joe Cole, 76 m) e Malouda; Drogba e Anelka.

Reservas: Turnbull, Ashley Cole, Alex, Essien, Belleti, Joe Cole e Kalou.

Cartão Amarelo: Fernando (49 m), Cristian Rodriguez (57 m), Raul Meireles (78 m)

Marcador: 0-1 por Anelka (69 m)

Nenhum comentário:

Postar um comentário